quinta-feira, 9 de junho de 2011

Se bem me lembro ... Gazelle (M509 - 7RF/2011)



Se bem me lembro ... o primeiro Gazelle que vi foi um de plástico, um kit da Heller à escala 1/100, que montei e que se perdeu no tempo, como tantos outros aos quais não sei o que lhes fiz, ou não o quero confessar...
Acho que o segundo foi mesmo o “Raio Azul”, ou “Blue Thunder”, que gostei muito de ver na televisão e que, bem vistas as coisas, pouco tinha de futurista, ainda que, naquela altura, poucos sabíamos o suficiente do assunto para o distinguir de uma nave espacial...
O terceiro foi um que encontrei na OGMA, de um utilizador militar africano e que por lá se encontrava para ser reparado. Bom, “reparado” não seria bem o termo, o termo mais adequado seria mesmo reconstruído, pois o seu estado era muito mau, tinha sido alvo de sabotagem. Fácilmente identificável pela sua cauda característica, com o seu rotor Fenestron (o primeiro helicóptero a usar), tudo o resto era, e à falta de uma expressão melhor, um monte de ferros retorcidos . Se o cliente chegou a pagar, acredito que tenha saído das mãos dos hábeis artesãos da OGMA, quase como se estivesse a sair da fábrica. Não o cheguei a saber, e para o presente caso pouco interessa.
O último, pelo menos para já, foi este da foto inclusa, de um Aerospatiàle SA342L1 Gazelle, do Exército Francês, que fotografei quando com dois amigos nos deslocámos até França e à Bélgica. Tinhamos parado um pouco, para esticar o pername num qualquer aeródromo, na esperança de podermos fotografar um “teco-teco” e ... sai-nos este na rifa!

Rui "Corsário de Segunda" Ferreira


1 Comentários:

Corsário de Segunda disse...

Descobri a data da foto do Gazelle, foi titado no aeroporto de Poitier, em 16 de Junho de 2001...

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>