A Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação – APEA, foi criada em 6  Março de 1998, e tem por objectivo “A promoção e divulgação da Aviação em  Portugal”, conforme os seus Estatutos.
Na sua origem está a necessidade demonstrada pelos entusiastas nacionais de  se reunirem sobre um mesmo tecto, defendendo o seu hobby e promovendo-o junto  das autoridades aeronáuticas. Na era pré-APEA, os entusiastas encontravam-se  dispersos pelo país, em pequenos grupos que não interagiam entre si. Para além  disso, o desconhecimento deste hobby levava a que as autoridades aeronáuticas  interpretassem mal a presença dos entusiastas nas imediações das instalações  aeroportuárias e afins.
Desde a sua fundação tem proporcionado a dezenas de entusiastas da causa  aeronáutica um enriquecimento dos seus  conhecimentos através da realização de  diversas visitas a entidades e infra-estruturas aeroportuárias nacionais e  estrangeiras. Ao organizar estas visitas, a APEA está a contribuir para o  desenvolvimento da cultura aeronáutica dos apaixonados da causa aeronáutica. Nas  visitas, os associados usufruem da oportunidade de fotografar as aeronaves de  perto, ao mesmo que tempo que podem conversar com todos aqueles que  profissionalmente lidam com aeronaves. Desta forma, os associados podem  enriquecer os seus conhecimentos e respondendo às muitas dúvidas que tenham  relativamente à aviação.
O fortalecimento dos laços de amizade entre os associados é outro dos bónus  que as actividades desenvolvidas pela APEA proporciona. Ao longo dos vários anos  de existência da Associação, muitas tem sido as fortes amizades desenvolvidas e  fortalecidas pela convivência diária que este passatempo proporciona.
Um outro papel importante que os entusiastas têm é o reforço da segurança  nas instalações aeroportuárias. Ao estarem presentes todos os dias nos  perimetros aeroportuários nacionais, os entusiastas podem e devem actuar como  uma medida disuadora de eventuais actos criminosos. A APEA espera que as  autoridades encarem a presença dos entusiastas nos aeroportos como mais um  parceiro na promoção da segurança e não como uma eventual ameaça.
As fotos que ilustram este pequeno artigo foram obtidas no decurso da  visita da APEA à Base Aérea n.6 no Montijo, no passado dia 30 de Novembro. A  APEA gostaria de aproveitar esta oportunidade que o Pássaro de Ferro nos oferece  para voltar a agradecer a todos os militares que receberam os nossos associados. O nosso muito obrigado pela forma calorosa e disponibilidade para responderem a  todas as nossas dúvidas.
Luís Gonçalves - Presidente da APEA 


00:41
Paulo Mata








 Posted in:  
2 Comentários:
Espectáculo!
Senhor Presidente!
É uma honra lê-lo no Pássaro de Ferro!
Quanto às fotos, o costume! Presidenciais, digamos!...
Está tudo dito!
Enviar um comentário