domingo, 8 de novembro de 2009

O MIRAGE F1


Sou um indefectível apreciador dos aviões de asa alta. E essa predilecção é extensiva aos grandes aviões, como o C-5 Galaxy, ou An-124 e outros...
Mas, de entre os caças, o Mirage F1 surge como um dos que mais aprecio, juntamente com o Jaguar.
Felizmente, já por diversas vezes tive oportunidade de os ver, seja em exposição, seja em manobras e voo acrobático, com destaque para a famosa parelha Francesa, o que operou durante algum tempo, em moldes em que, por exemplo, os nossos "Asas de Portugal" o fazem actualmente.
Curiosamente, o Mirage F1 destoa da tradição da asa delta de cuja família Dassault é oriundo.
Poderia ser até considerado uma espécie de "patinho feio" da família mas não é.


Este caça-bombardeiro francês, cujo primeiro voo ocorreu em finais de 1966 está equipado com o motor SNECMA Atar 9K-50 e atinge Mach 2.2 e pode carregar armamento até um limite de 4 toneladas. O seu raio de acção é algo reduzido, (pouco mais de 2100 km...) mas em compensação, pode voar/atingir mais de 60 mil pés de altitude de voo, rivalizando assim com alguns caças do leste europeu e outros mais "avançados" do ocidente.


Um dado por mim considerado muito curioso, ressalta da primeira vez que o vi e ouvi em acção, num festival aéreo da FAP, cujo ano, penitencio-me, não consigo precisar. O ruído de algumas evoluções e regimes do motor, faz lembra o (agora saudoso) TF-30 P408 do nosso Corsair II, o que, para um A-7ólico, é uma espécie de "maná sonoro!"...


Dele, retenho também a sua imagem agressiva que, em certos ângulos, tem o seu quê de design do Leste e que as fotos atestarão.
O Mirage F1 voou ou voa ainda em diversos países, (para além da França) como Espanha, Grécia, Equador, Qatar, África do Sul, Marrocos ou Líbia.

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>