![]() |
A-29N Super Tucano nas cores portuguesas Ilustração: Embraer |
A medida está inserida no programa "Aeronave de Apoio Aéreo Próximo" inscrito na Lei de Programação Militar, e aprovado através de Resolução do Conselho de Ministros n.º 188-A/2024, de dezembro último, que autorizou não só a aquisição das aeronaves e respetivo simulador de voo, como também os serviços logísticos associados.
A MAF é constituída por 16 elementos, dois dos quais pilotos operacionais (um deles qualificado como piloto de testes), e terá como responsabilidade a fiscalização técnica do fabrico das aeronaves e a supervisão da execução dos contratos celebrados. Esta estrutura visa garantir o rigor e a transparência na execução de um programa classificado como estratégico para a capacidade operacional da Força Aérea Portuguesa e indústria aeroespacial nacional.
Face ao exigente calendário de fornecimento, que prevê a chegada das primeiras cinco aeronaves até ao final de 2025, o ministro da Defesa promulgou paralelamente outro Despacho a autorizar a "aquisição de alguns equipamentos de apoio no solo, ferramentas e demais bens e serviços específicos necessários à execução dos vários elementos de missão, à adaptação da infraestrutura SI/TIC para suportar o novo sistema de armas, à beneficiação das infraestruturas necessárias à operação das aeronaves, a partir da Base Aérea n.º 11" (Beja), onde as aeronaves irão ficar baseadas, até um valor de 4,48M EUR, para garantir as condições necessárias à entrada em operação do novo sistema de armas.
Portuguese 🇵🇹 @defesa_pt Minister confirmed today at @salondubourget that the first 5 out of 12 @embraer A-29N #SupeTucano will be delivered this year. In a €200M investment €75M will be allocated to national industries for aircraft reconfiguration to NATO standards
— Paulo Mata (@ironbirdphotos) June 16, 2025
📷Embraer pic.twitter.com/QdfCgdIPP4
0 Comentários:
Enviar um comentário