quinta-feira, 30 de abril de 2026

LINHA DE MONTAGEM DE SUPER TUCANO EM BEJA MAIS PERTO

Ministro da Defesa Nuno Melo na cerimónia de entrega dos primeiros A-29N Super Tucano  Imagem de arquivo
 

O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, confirmou que o Governo português está a dar “passos largos” para a instalação de uma unidade industrial da Embraer em Beja. O projeto visa a produção completa da aeronave de ataque ligeiro e treino avançado A-29N Super Tucano, consolidando a parceria estratégica com a fabricante brasileira. Em declarações prestadas durante a feira Ovibeja, o governante reiterou a “possibilidade cada vez mais plausível” de a região acolher uma linha de montagem onde as aeronaves seriam produzidas “de A a Z, numa parceria com a Embraer, que de resto já é antiga no que tem que ver com a produção de aeronaves KC-390”.

Quanto ao cronograma e logística, a expectativa do Executivo é a da “concretização do projeto já para o final do ano”, partindo-se de seguida para a realização de obras no edifício já identificado no perímetro da Base Aérea N.º 11. Nuno Melo escusou-se a detalhar especificidades técnicas sobre a localização exata, limitando-se a referir que a unidade ficará junto a instalações outrora pensadas para a produção aeronáutica que nunca se concretizou. O ministro revelou ainda que o investimento será “business oriented”, tratando-se de um projeto sustentável por si mesmo, com necessidade mínima de adaptação infraestrutural e sem dependência de apoios europeus particulares.

A-29N Super Tucano

A iniciativa reforça o cluster aeronáutico português, que já inclui o centro de engenharia da Embraer em Lisboa e a participação na OGMA no cargueiro KC-390, que possui peças de fabrico português. O governante sublinhou o caráter inédito desta operação ao afirmar que Beja “poderá e deverá ser o destino desta empresa que produzirá de A a Z aviões militares em Portugal”, algo de que não se recorda de ter acontecido anteriormente no país.

No plano operacional, o Super Tucano é apontado como uma solução versátil e atual, especialmente relevante face às novas exigências do teatro de guerra moderno. De acordo com o Ministro da Defesa, a aeronave é “cada vez mais desejada em ambientes disputados, inclusivamente com tecnologias incorporadas de combate a drones”, assegurando que a futura unidade industrial terá “encomendas garantidas no momento em que a fábrica seja instalada”.




4 comentários:

  1. produzirá de A a Z aviões militares em Portugal”, algo de que não se recorda de ter acontecido anteriormente no país... bem, houve os Chipmunk e os Auster, ja para nao falar de avioes franceses antes da 2 GM

    ResponderEliminar
  2. Claro que Portugal ja construio aeronaves antes,tal como foi dito no comentario anterior o Super tucano N ( N so porque tem link 16 nada mais que isso) e caro para treino avancado em relacao ao seu principal concorrente o Pilatos PC 21 e ja tem linha de producao no Brasil e nos USA ( Sierra nevada) na europa nao faz sentido porque o seu rival PC 21 tem ganho tudo no continente europeu e em boa verdade so Portugal adoptou o Super tucano mais nenhum pais o fez na europa ,por isso linha de montagem para produzir 5 ou 10 avioes!

    ResponderEliminar
  3. Nao tirando o valor ao sr Ministro da defesa Nuno Melo que foi o melhor ministro da defesa dos ultimos 20 anos! O que diz em relacao ao super tucano ser fabricado em beja nao faz sentido algum! Ele que continue a trabalhar no reforco da defesa nacional como ate agora tem feito e BEM! E esqueca a fabrica de tucanos! Tivemos 20 anos de socialismo na defesa nacional que quase destruiram as forcas armadas como insrituicao! E de facto o sr Melo foi uma lufada de ar fresco ,mas tucanos NAO !

    ResponderEliminar
  4. Pode ser que o Sr. Nuno Melo saiba mais do nós todos…o KC390 também não tinha futuro

    ResponderEliminar