quinta-feira, 25 de março de 2021

ÚLTIMO F-16 EX-FAP ENTREGUE À ROMÉNIA [M2242 - 30/2021]

O último F-16 entregue à Romenia foi o ex-FAP 15134     Foto: Adrian Sultnoiu/FAR


O último F-16M do segundo lote vendido por Portugal à Roménia, partiu esta manhã da Base Aérea Nº5 em Monte Real, com destino à sua nova "casa" em Borcea.

A célula n/c FAP 15134 em trabalhos preparatórios para a entrega à Roménia

A célula com número USAF 83-1077, que usou o número de cauda 15134 na Força Aérea Portuguesa, foi entregue com a matrícula 1615 da Força Aérea Romena (FAR). 

A partida em Monte Real cedo na manhã de hoje


A primeira aterragem na Base Aérea 86 em Borcea       Fotos: Adrian Sultnoiu/FAR

O voo de entrega, de quase 3500 km, teve escala em Aviano, Itália, antes de chegar à Base Aérea 86 -Tenente Aviador Gheorghe Mocornita no sudeste da Roménia, para se juntar aos restantes 16 já em operação na Esquadra 53 da FAR.

VÍDEO: CHEGADA DO ÚLTIMO F-16 À ROMÉNIA


Com a entrega da quinta aeronave fica completa a primeira de três fases do contrato. Portugal continuará contudo a prestar apoio à Roménia com as duas próximas fases, previstas para 2023 e 2024, nas quais a FAP continuará a ter um papel central, e que consistem no upgrade da configuração M5.2R com que foram entregues, para M6, de todas as dezassete aeronaves F-16 que a FAR agora dispõe.

Para tal, a FAP vai realizar testes no solo e em voo da nova configuração M6 em duas aeronaves F-16 da FAR, a realizar na Base Aérea N.º 5, em Monte Real, seguindo-se depois um apoio técnico local, na Roménia, para a atualização de parte das restantes quinze aeronaves.

Paralelamente, a FAP está e continuará a ministrar formação a técnicos romenos, FAR e da Aerostar (indústria aeronáutica romena), em Inspeções de Fase e manutenção de terceiro escalão (D-Level) do motor F100-PW-220E, que equipa aquelas aeronaves.

Por último, a FAP mantém na Roménia uma equipa de On-Site Support, para prestação de apoio técnico local permanente à FAR, que se estenderá, previsivelmente, até ao final do primeiro trimestre de 2023.

A Força Aérea Portuguesa entretanto irá ficar com uma frota de 28 F-16M (24 monolugares e 4 bilugares), assim que forem entregues as quatro células em modernização para o padrão MLU na OGMA.




1 comentário:

  1. Não posso deixar de expressar o meu profundo desagrado pela venda de aviões que eram uteis. É, confirma-se, o inimigo é só mais interno. Corrupção e vendilhões a perder de vista.

    Olivença é Portugal.

    ResponderEliminar