sábado, 27 de março de 2021

F-16 BELGAS DE FLORENNES EM AVALIAÇÃO TÁTICA - [M2243 - 31/2021]

Uma equipa multinacional do Comando Aéreo Aliado da NATO visitou a base da Força Aérea da Bélgica, em Florennes, na quinta-feira 25 de março de 2021. A visita teve como objetivo principal a realização uma revisão final no processo TACEVAL - Tactical Evaluation*. 
Esse processo foi iniciado no início de 2019 com exercícios de preparação e avaliação naquela unidade aérea. O objetivo foi alcançar a qualificação para a capacidade NRF (Força de Resposta da NATO) dos caças F-16 da arma aérea belga que operam a partir daquela unidade.



O programa, ainda assim, ficou seriamente afetado com a pandemia Covid19. O principal exercício previsto para maio de 2020 foi substituído por uma abordagem mais modular em consonância com a atual situação sanitária. Os exercícios de quinta-feira passada consistiram num questionário sobre o conhecimento dos pilotos do caça F-16M, uma avaliação das respostas individuais aos incidentes NBRQ (Nucleares, Biológicos, Radioativos e Químicos), e uma avaliação da capacidade de resposta das aeronaves a partir do Alerta de Reação Rápida (QRA).

A avaliação obteve pleno êxito e a componente aérea belga e os F-16 que opera atingem, assim, a certificação NRF, válida por um período de três anos.


*Taceval - Tactical Evaluation/Avaliação Tática.

Texto: Força Aérea Belga/Adaptação Pássaro de Ferro
Fotos: Força Aérea Belga


Sem comentários:

Enviar um comentário