sábado, 27 de março de 2021

LOBOS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE [M2245 - 33/2021]

Destacamento da Esq.601 em São Tomé e Príncipe      Foto via EMGFA

Tal como demos conta no Pássaro de Ferro, uma aeronave P-3C CUP + da Força Aérea Portuguesa, com um destacamento de 36 militares da Esquadra 601 – “Lobos”, participou a partir do aeroporto de São Tomé e Príncipe, no exercício OBANGAME EXPRESS 2021, que decorreu até hoje, dia 27 de março, tendo realizado vários voos no âmbito da cooperação bilateral com este país, contabilizando um total de 35 horas de voo.

Controlo de atividades marítimas          Foto via EMGFA

Conduzido pelo Comando Africano dos Estados Unidos (United States Africa Command - U.S. AFRICOM), este exercício contou com a participação de 32 países e teve como principal objetivo promover a segurança global e capacitar os países do Golfo da Guiné com os conhecimentos necessários para darem uma resposta às atividades ilícitas no mar, onde se destaca o combate contra a pirataria, o narcotráfico e a delapidação abusiva dos recursos marinhos.

O Maj. Ferreira cmt. da Esq. 601 com os representantes das autoridades locais     Foto via EMGFA

Durante a estadia em São Tomé, o comandante do destacamento, Major Hélder Ferreira apresentou cumprimentos protocolares ao Ministro da Defesa e Ordem Interna, Coronel Óscar Sousa e ao Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe, Brigadeiro Idalécio Pachire. Posteriormente, o destacamento recebeu a visita do  Diretor da Agência Nacional de Petróleo, Olegário Tiny, e do Embaixador de Portugal neste país, Rui Carmo acompanhado pelo Adido de Defesa, Coronel Costa Reis.

Foto via EMGFA

O destacamento português desenvolveu ainda diversas atividades de cariz social, nomeadamente, a entrega de material escolar e roupas a instituições locais e recebeu a visita de alunos da escola “Saídos da Casca” , que tiveram a oportunidade de conhecer o P-3 dos “Lobos”.


Fotos via EMGFA

A aeronave descolou hoje para Cabo Verde, onde vai realizar operações no âmbito da cooperação bilateral com este país.


Fonte: EMGFA
Adaptação Pássaro de Ferro




Sem comentários:

Enviar um comentário