![]() |
| C295M MPA da Esquadra 502 - Elefantes em Málaga, Espanha Foto: Jose António Fernandez |
O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), General José Nunes da Fonseca, acompanhado pelo Chefe de Estado Maior da Força Aérea, Gen, João Cartaxo Alves, realizaram uma visita ao Contingente Nacional empenhado na missão ÍNDALO 2025, no âmbito da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira - FRONTEX, em Málaga, Espanha.
A visita incluiu uma deslocação ao hangar e à sala de operações do destacamento, onde foram observados os procedimentos e as capacidades empregues nas ações de vigilância, reconhecimento e busca e salvamento, pelos 18 militares e um avião C295M (atualmente o n/c 16712) da Esquadra 502 - "Elefantes".
Armed Forces Chief of Staff visited the Portuguese AF🇵🇹 Sqd 502 @AirbusDefence #C295 deployment in Malaga, Spain🇪🇸 under @Frontex Mission INDALO25, where he received a briefing on mission scope & observed operations, including surveillance, reconnaissance, and SAR
— Paulo Mata (@ironbirdphotos) November 18, 2025
📷 @EMGFA_RP pic.twitter.com/N9Q4ZxdFgS
A participação dos Elefantes, na Operação ÍNDALO aconteceu este ano em duas fases distintas, iniciando-se a 19 de março e estendendo-se até 11 de junho, para retomar novamente a 3 de setembro, com término previsto para 26 de novembro.
![]() |
| Foto: Jose António Fernandez |
O mês de outubro revelou ser de especial intensidade, com por exemplo três missões de vigilância realizadas no dia 19 e o avistamento no dia 24, de uma embarcação de fibra com mais de uma dezena de migrantes, incluindo jovens menores de idade, a navegar em direção ao sul de Espanha, na zona de Cartagena. Já no dia seguinte, seriam avistadas quatro embarcações em situação irregular, uma delas transportando um bebé.
Todos os incidentes envolvendo estas pequenas embarcações, que por vezes percorrem mais de 200 quilómetros desde o norte de África, foram prontamente reportados à FRONTEX, à Guardia Civil e ao Centro de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Almería, em Espanha.
![]() |
| Foto: Jose António Fernandez |
A missão ÍNDALO tem como objetivos principais o controlo das fronteiras marítimas externas da União Europeia, focando-se na salvaguarda da vida humana, na prevenção da migração ilegal e no combate ao tráfico de seres humanos, bens, armamento e outras atividades ilícitas.
Agradecimentos: Jose António Fernandez



Sem comentários:
Enviar um comentário