terça-feira, 26 de agosto de 2025

FAP RECEBE TERCEIRO HERCULES MODERNIZADO

C-130H Hercules n/c 16803        Foto: FAP

A Força Aérea Portuguesa recebeu no dia a 14 de agosto, na Base Aérea N.º 6, no Montijo, a terceira aeronave C-130H (n/c 16803) submetida ao processo de modernização, no âmbito do programa de atualização dos aviónicos. 

A intervenção decorreu nas instalações da OGMA , em Alverca, e abrange um total de quatro aeronaves da frota C-130H da FAP. O processo inclui modificações estruturais e uma profunda renovação dos sistemas de navegação, comunicação e gestão de voo, com a integração de equipamentos que transformam o cockpit num ambiente compatível com os padrões mais avançados da aviação militar contemporânea.

Cockpit Flight2 da Collins Aerospace dos C-130H Hercules modernizados

A execução do programa tem contado com a colaboração direta de militares da Esquadra 501 que opera os aparelhos, da Esquadra de Manutenção C-130H, da Gestão do Sistema de Armas C-130H e da Autoridade Aeronáutica Nacional, assegurando a articulação técnica e operacional necessária à sua implementação.

Esta modernização insere-se no quadro do programa europeu SESAR – Single European Sky ATM Research –, que visa a adaptação das aeronaves às exigências atuais do espaço aéreo europeu. Entre os objetivos estão o reforço da segurança na circulação aérea, o aumento da capacidade de tráfego, a otimização das rotas de voo e a redução do impacto ambiental das operações.

Cofinanciado por fundos europeus, o projeto permite à Força Aérea manter a capacidade de resposta em missões nacionais e internacionais. 

Os C-130H desempenham funções críticas de transporte aéreo em operações militares e civis, bem como em ações de patrulhamento marítimo e de busca e salvamento. Recordamos ainda que o ministro da Defesa Nuno Melo anunciou recentemente a aquisição de dois sistemas de combate a incêndios MAFFS II, para utilização pela frota C-130.

Falta agora apenas assim, a modernização do 16805, para completar as modernizações da totalidade da frota C-130 da Esquadra 501.


4 comentários:

  1. Já vão preparando para multiplas atividades incluindo combate a incêndios

    ResponderEliminar
  2. Pois como foi anunciado à dias pelo o ministro da defesa essa modificação inclui a reactivação dos kits para combate aos fogos .Ate que Enfim.

    ResponderEliminar
  3. Foi tudo pago pela U.E senao ainda estariam como quando chegaram em 1978....

    ResponderEliminar
  4. O projeto Arado 555 numa mina da Polónia.

    Claro que o B- 2 tem raízes da Alemanha Nazi.


    https://m.youtube.com/watch?v=Syt5Nt8w_os#

    ResponderEliminar