![]() |
C-130H Hercules n/c 16803 Foto: FAP |
A Força Aérea Portuguesa recebeu no dia a 14 de agosto, na Base Aérea N.º 6, no Montijo, a terceira aeronave C-130H (n/c 16803) submetida ao processo de modernização, no âmbito do programa de atualização dos aviónicos.
A intervenção decorreu nas instalações da OGMA , em Alverca, e abrange um total de quatro aeronaves da frota C-130H da FAP. O processo inclui modificações estruturais e uma profunda renovação dos sistemas de navegação, comunicação e gestão de voo, com a integração de equipamentos que transformam o cockpit num ambiente compatível com os padrões mais avançados da aviação militar contemporânea.
Cockpit Flight2 da Collins Aerospace dos C-130H Hercules modernizados
A execução do programa tem contado com a colaboração direta de militares da Esquadra 501 que opera os aparelhos, da Esquadra de Manutenção C-130H, da Gestão do Sistema de Armas C-130H e da Autoridade Aeronáutica Nacional, assegurando a articulação técnica e operacional necessária à sua implementação.
Esta modernização insere-se no quadro do programa europeu SESAR – Single European Sky ATM Research –, que visa a adaptação das aeronaves às exigências atuais do espaço aéreo europeu. Entre os objetivos estão o reforço da segurança na circulação aérea, o aumento da capacidade de tráfego, a otimização das rotas de voo e a redução do impacto ambiental das operações.
Cofinanciado por fundos europeus, o projeto permite à Força Aérea manter a capacidade de resposta em missões nacionais e internacionais.
Os C-130H desempenham funções críticas de transporte aéreo em operações militares e civis, bem como em ações de patrulhamento marítimo e de busca e salvamento. Recordamos ainda que o ministro da Defesa Nuno Melo anunciou recentemente a aquisição de dois sistemas de combate a incêndios MAFFS II, para utilização pela frota C-130.
The Portuguese Minister of @defesa_pt 🇵🇹 @NunoMeloMDN confirmed today that The Portuguese AF @LockheedMartin #C130 fleet will return to firefighting missions in 2026 with 2 MAFFS II kits pic.twitter.com/bUSmroIAWr
— Paulo Mata (@ironbirdphotos) August 7, 2025
Falta agora apenas assim, a modernização do 16805, para completar as modernizações da totalidade da frota C-130 da Esquadra 501.
Já vão preparando para multiplas atividades incluindo combate a incêndios
ResponderEliminarPois como foi anunciado à dias pelo o ministro da defesa essa modificação inclui a reactivação dos kits para combate aos fogos .Ate que Enfim.
ResponderEliminarFoi tudo pago pela U.E senao ainda estariam como quando chegaram em 1978....
ResponderEliminarO projeto Arado 555 numa mina da Polónia.
ResponderEliminarClaro que o B- 2 tem raízes da Alemanha Nazi.
https://m.youtube.com/watch?v=Syt5Nt8w_os#