sábado, 6 de junho de 2020

SUPERMARINE SWIFT - Nunca conhecemos tudo (Breve crónica) - [M2152 - 70/2020]


Por mais "perito" ou conhecedor do mundo da aviação, sobretudo a militar, nunca se sabe tudo, nunca se conhece tudo. Há sempre interstícios onde
quase
se escondem desconhecimentos, particulares particularidades que se nos escapam porque manifestamente fora dos habituais contextos, laterais aos trilhos que percorremos, lá onde nos sentimos seguros.
Recentemente, naquela felicidade espantada dos acasos, dei comigo a desconhecer por completo a existência deste avião. O Supermarine Swift.


A designação "Supermarine" traz logo à memória o icónico e incontornável "Spitfire". E, só por isso a expectativa adensa-se, não sem essa evidente razão.
Assim, este aparelho é uma espécie de "híbrido" entre o lendário Hunter e o Gnat, sendo que a combinação resulta num aspeto desprovido de especiais "temperos" e que não é completamente destoado do tradicional "design" britânico que criou a aviação de combate Beef  em meados do século passado. Uma fuselagem sem especiais predicados, a "asa varrida", uma entrada de ar de cada lado, um motor turbojato [um Rolls-Royce Avon RA.7R (Avon 114)] e está feito.
O avião, como muitos da sua linhagem, não é lindo, nem feio, antes pelo contrário.


Foi introduzido operacionalmente em 1954 (fez o primeiro voo em 1948...) e 13 anos depois, foi oficialmente retirado (1967). Tendo em conta o seu algo breve lapso de tempo de serviço, não se pode dizer que tenha sido um avião com sucesso.
As suas performances andaram no limiar da quebra da barreira do som, mas sempre abaixo dela e conseguia voar até aos 40 mil pés.
Não sei se rematar esta abordagem ao Swift com o chavão, "um ilustre desconhecido" será a melhor forma de o resumir, mas é a que, feitas as contas, assenta melhor no facto.
Perfis do avião - [via Wikipédia]

Formação de seis aviões - [via Wikipédia]

Para quem quiser saber um pouco mais sobre este avião, siga esta ligação (em inglês).





1 comentário:

  1. Conhecia, o avião, mas a história deste, nem por isso. Obrigado por trazeres aqui mais um bocadinho da história dos Pássaros de Ferro que adoramos!
    Abraço
    5513

    ResponderEliminar