segunda-feira, 22 de junho de 2020

ONZE PAÍSES DA NATO FIRMAM ACORDO PARA A FORMAÇÃO DE PILOTOS [M2156 - 74/2020]


Onze ministros da Defesa da NATO lançaram na passada sexta-feira, 19 de junho de 2020, uma iniciativa para criar uma rede de instalações de treino para pilotos. Os Ministros da Defesa da Bulgária, Croácia, República Checa, Grécia, Hungria, Montenegro, Macedónia do Norte, Portugal, Roménia, Espanha e Turquia assinaram uma Carta de Intenções confirmando o estabelecimento da iniciativa NATO Flight Training Europe (NFTE), a fim de unir forças para o treino de pilotos de aviões de combate, helicópteros, asas fixas e drones.

Vários aliados europeus de "menor dimensão" possuem requisitos anuais de treino de pilotos numa escala que não justifica o estabelecimento ou a continuação de centros de voo nacionais, sendo que a citada iniciativa multinacional NATO colmatará as necessidades dessas nações nessa matéria.

A assinatura da correspondente Carta de Intenções foi efetuada virtualmente a partir das capitais dos países participantes, logo após a conclusão da reunião dos Ministros da Defesa da NATO. Nos termos deste acordo, os onze aliados investigarão opções para a criação de uma rede europeia de instalações de treino para tripulações aéreas, beneficiando-se tanto quanto possível das estruturas  já existentes.

Essa cooperação multinacional aumentará as instalações de treino europeias e permitirá que as tripulações aéreas treinem mais perto de casa. Como tal, trata-se de um excelente exemplo de cooperação em prol de uma necessidade comum. ”, destacou o vice-secretário geral, Mircea Geoană.
A iniciativa proporcionará economia de custos e maior interoperabilidade entre os Aliados participantes e beneficiará a disponibilidade geral das forças aéreas da NATO.

A propósito deste assunto, na passada terça feira, à margem das cerimónias da despedida do Alouette III na Base Aérea nº11 em Beja, o ministro da Defesa Nacional confirmou que as negociações para a instalação de uma escola multinacional de pilotos de caça, com "um parceiro privado canadiano", prosseguem, apesar de algum atraso causado pela pandemia de COVID-19. Desconhece-se contudo, existe alguma relação com a notícia desta edição.

Desde o fim das operações do Alpha Jet que várias hipóteses se tem colocado (esta já em 2013...), sem contudo se ter chegado, até ao presente, a uma solução.

Aguardam-se, evidentemente, mais e melhores detalhes e desenvolvimentos sobre estes assuntos.


Sem comentários:

Enviar um comentário