sábado, 27 de junho de 2020

HMS Edinburgh em Leixões … up yer kilt! [M2158 - 76/2020]



Aqui há dias, passei umas imagens a um amigo de um Lynx que fotografei também aqui há uns anos, num vaso de guerra em Leixões, ao qual ele se referiu nos seguintes termos: sobre o « HMS Edinburgh  um belo navio!.. Já foi abatido. Bons tempos em que era frequente navios de guerra em Leixões. Quando vinha a STANAVFORLANT (penso que é assim que se escreve) era um FARTOTE, era uma tarde inteira a fazer visitas eram sempre pelo menos 6, tenho guardado vários prospectos desses navios. Tenho um dum destroyer da RN classe County que foi o primeiro que visitei com um heli a bordo um Wessex azul e amarelo anos 70».

Era de facto, um fartote, e ainda que não tenha visitado muitos, porque nunca estava atento a estes movimentos portuários, ainda visitei alguns, nomeadamente o célebre HMS Sheffield (atingido com o Exocet nas Malvinas), o nosso Barracuda (até fui lá dentro!), e devo ter por aí mais uma ou duas fotografias ou slides a propósito de alguns aparelhos que vi em Leixões que ainda não partilhei.

Neste caso, o meu amigo não tinha com ele o prospecto do HMS Edinburgh, o que é pena, completava a ilustração das imagens que hoje partilho, à laia de memória de velho do Restelo, de um Westland Lynx HAS.3 (XZ720/422), catita, que vemos no deck do HMS Edingburgh, junto com um Sting Ray, o torpedo padrão da Royal Navy, utilizado por navios e helicópteros.


Rui “A-7” Ferreira
Entusiasta de aviação

Agradecimentos: Sérgio Couto, Com. Hugo Cabral.










Sem comentários:

Enviar um comentário