sexta-feira, 8 de agosto de 2025

NOVO CONCURSO PARA SUBSTITUIR O CHIPMUNK

DHC1 Chipmunk Mk.20
 

Foi publicado ontem, 7 de agosto de 2025, em Diário da República, o anúncio de procedimento para novo concurso para a "aquisição de aeronaves de instrução elementar" de pilotagem, para a Força Aérea Portuguesa, o que parece significar que o anterior concurso de outubro de 2024, para encontrar um substituto da frota Chipmunk Mk.20 terá ficado sem efeito, ou o contrato daí decorrente sido resolvido.

Ao que nos é dado a perceber, o Caderno de Encargos deste novo concurso público é sensivelmente idêntico ao do ano transacto, que terá tido como vencedor aeronaves Cirrus, de modelo específico que não chegou a ser conhecido.

O valor global base mantém-se nos 7,317M EUR para sete aeronaves, sistemas de treino sintéticos e demais bens e serviços, tendo no entanto sido recalendarizados os pagamentos para os anos 2026 a 2030.

O prazo para apresentação de propostas é de apenas 30 dias, propostas essas que serão válidas por mais 120, pelo que, sendo o concurso bem sucedido, até ao final do ano deverá ser conhecido o sucessor do venerável Chipmunk, que voa já há 74 anos com a Cruz de Cristo.



3 comentários:

  1. Sete milhões e tal por sete aviões???!!!... Que miséria, que nojo de políticos, qualquer força aérea da América Latina tem uma FA superior. Não temos um helicóptero de ataque, não temos um único sistema anti-aéreo digno desse nome...enfim uma vergonha de força aérea.

    ResponderEliminar
  2. Calma que a Armada Portuguesa construio um campo de golf para os sres oficiasi e parece que a Forca Aerea Portuguesa tambem quer um... e sera claro que o dinheiro nao da para tudo! Que se lixem os meios militares a elite militar quer e GOLF !!!!!

    ResponderEliminar
  3. Volta Botas que estas perdoado, afinal tinhas rasao esta gente nao se governa nem se sabe governar! Infelizmente so com mao de ferro!......

    ResponderEliminar