domingo, 25 de setembro de 2016

DIA DE BASE AÉREA ABERTA [BA5-MONTE REAL] (M1859 - 39/2016) [Parte III]

Nesta última parte, lançamos um olhar ao "contingente" belga presente na BA5, em mais um dos habituais destacamentos em Monte Real, para operações conjuntas com as duas esquadras que operam os F-16 em Portugal, a 201 - Falcões e a 301 - Jaguares. Destaque para o avião com a pintura especial, comemorativa dos 25 anos do OCU belga, presente na exposição estática.









 
O Pássaro de Ferro deixa também o olhar pousado sobre a presença humana naquele evento, estimada em cerca de 16 mil pessoas que, como é bom de ver, coloca os olhos, o espanto e a admiração nas máquinas que rasgam o céu e administram de forma soberana os níveis de ruído.
É sempre uma oportunidade de estar próximo de aviões que frequentemente são notícia, sobretudo pelas missões internacionais que asseguram, como foi caso recente no patrulhamento aéreo do Báltico.
É também uma forma de aproximar as pessoas do meio militar e do reconhecimento do seu trabalho.






Destaque também para a presença de várias dezenas de spotters (indentificáveis pelos seus coletes refletores) que, como se diz numa certa e específica gíria, "fizeram o gosto ao dedo", disparando milhares de vezes os obturadores das suas máquinas com lentes de diversos tamanhos e alcances, fazendo de certa forma jus ao lema da Base Aérea nº5: "Alcança quem não cansa!" 


Edição e texto: Pássaro de Ferro
Fotografia: Paulo Fernandes

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

DIA DE BASE AÉREA ABERTA [BA5-MONTE REAL] (M1858 - 38/2016) [Parte II]


A segunda edição é inteiramente dedicada aos F-16MLU que em breve vão operar na Força Aérea Romena, que já voaram sob as cores nacionais e cujo historial de aquisição e adaptação para a arma aérea romena já foi amplamente noticiado nas nossas edições.

[Se quiser saber mais sobre todo este processo, experimente colocar na caixa de pesquisas desta página a designação "F-16 Roménia" e avance.]


Todo este programa de venda/aquisição destas aeronaves por parte da Roménia a Portugal foi absolutamente pioneiro, no sentido do aprontamento das aeronaves em território nacional, com o "know how" dos técnicos e pilotos da Força Aérea (particularmente dos F-16) que, para além do trabalho nos aviões, formaram os técnicos romenos, desde a manutenção até às tripulações.
As primeiras seis aeronaves seguem dentro de dias para a Roménia, iniciando uma fase inédita na arma aérea daquele país dos Cárpatos.
No domingo passado, alguns F-16 romenos evoluíram em Monte Real, sendo que entre aparelhos ainda com as cores nacionais e alguns já com o padrão adotado pela Roménia, foi uma espécie de oportunidade para a despedida.








Edição e texto: Pássaro de Ferro
Fotografia: Paulo Fernandes e Rui Ferreira

DIA DE BASE AÉREA ABERTA [BA5-MONTE REAL] (M1857 - 37/2016) [Parte I]

Decorreu no passado domingo mais um evento integrado nas comemorações dos 64 anos da Força Aérea Portuguesa.
A Base Aérea nº5, em Monte Real, esteve aberta e nela entraram cerca de 16 mil pessoas para assistir ao vivo, a cores e in loco às manobras aéreas previstas para aquele dia - operações/missões de treino operacional das Esquadras 201 Falcões e 301 - Jaguares,bem como a atividade dos F-16 (quase) romenos e o destacamento de F-16 da Bélgica, estes regulares visitantes em Monte Real.
Esta primeira edição no Pássaro de Ferro retrata a atividade dos F-16 nacionais, os da Força Aérea Portuguesa, bem como do C295 - nos batismos de voo - e a passagem de um P-3C da Esquadra 601 - Lobos.
A Pássaro de Ferro agradece ao Paulo Fernandes a disponibilidade para a cobertura fotográfica deste dia e eventos associados, como sempre com um trabalho de excelente nível.














Edição e texto: Pássaro de Ferro
Fotografia: Paulo Fernandes

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

DIA DE BASE AÉREA ABERTA [BA1-SINTRA] (M1856 - 36/2016)

No passado domingo, dia 11 de setembro, a Base Aérea nº1, em Sintra, esteve aberta ao público, no âmbito das comemorações dos 64 anos da Força Aérea Portuguesa.
O "enviado especial" do Pássaro de Ferro - Paulo Fernandes - esteve lá e registou alguns momentos de um dia simpático - o possível tendo em conta a natureza e os conteúdos do evento... - por entre os aviões presentes, convidados e do Museu do Ar.












 


Edição: Pássaro de Ferro
Fotografia: Paulo Fernandes/Onshootland

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
>