quinta-feira, 30 de junho de 2016

LISBOA AIR RACE - PROGRAMA COMPLETO (M1845 - 25/2016)



Lisboa recebe dias 2 e 3 de Julho, no Parque das Nações, o ARC - Air Race Championship. Um Evento que combina corrida e acrobacia aérea num espetáculo único para toda a família. Oito aviões vão voar em simultâneo a mais de 350 km/h, num circuito de formato oval, demarcado por 6 pylons insufláveis colocados sobre a água. Mais de 24 pilotos provenientes de 9 países vão representar as 3 categorias ( Sport, Vintage e Extreme) durante dois dias inesquecíveis. O Lisboa Internacional Airshow conta ainda com a Força Aérea Portuguesa que comemora o Centenário da Aviação Militar e com participações especiais internacionais num airshow inédito em Portugal.


Circuito

A LISBOA AIR RACE irá decorrer sobre o Estuário do Rio Tejo, na região do Mar da Palha, em frente ao Parque das Nações, em Lisboa. Tal como aconteceu com a edição de 2014 do NOS Air Race Championship, a organização optou por realizar o evento num local de prestígio, abençoado por vistas deslumbrantes e com a capacidade de, com todo o conforto e segurança, albergar a vasta multidão que, com certeza, se irá deslocar para assistir ao vivo à prova. O circuito da LISBOA AIR RACE contará com quatro pylons insufláveis para o circuito oval de qualificação e corrida, suplementados por outros quatro pylons insufláveis para a o circuito de qualificação Match, todos eles posicionados em jangadas que servirão de demarcação de volta, permitindo às aeronaves competirem num traçado exclusivo e meticulosamente selecionado.




quarta-feira, 22 de junho de 2016

64 ANOS DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA (M1844 - 24/2016)


É este o programa alusivo ao 64º aniversário da Força Aérea Portuguesa - Centenário da Aviação Militar
É ver e marcar nas agendas - de papel, eletrónicas, mentais ou outras... - e ir ver os aviões.


terça-feira, 21 de junho de 2016

COMEÇOU O EATT2016 (M1843 - 23/2016)

PORTUGAL PROVIDENCIA TREINO TÁTICO A FORÇAS EUROPEIAS
-1700 MILITARES QUALIFICAM-SE PARA TEATROS OPERACIONAIS-


A Força Aérea Portuguesa realiza o exercício multinacional European Air Transport Training 2016 (EATT16), no âmbito do programa de exercícios de Aeronaves de Transporte Aéreo Tático da Agência Europeia de Defesa (EDA), entre os dias 19 de junho e 1 de julho na Base Aérea N.º11, em Beja.


Neste exercício participam as Forças Armadas Portuguesas e forças da Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Lituânia, Holanda, Polónia e do Reino Unido, num total de 1700 militares e ainda como países observadores o Brasil e a Bulgária, os quais ficarão sediados na Base Aérea Nº11, em Beja, estando as suas ações planeadas para o interior Centro/Norte de Portugal Continental.
O objectivo global do EATT2016 é obter um elevado nível de interoperabilidade entre as aeronaves de transporte aéreo dotando as suas tripulações das qualificações necessárias à realização de operações táticas nos atuais teatros internacionais.


Ao longo dos últimos anos, a Força Aérea tem vindo a ser requisitada a organizar, coordenar e a realizar exercícios multinacionais de grande dimensão. Destaca-se a série de exercícios HOT BLADE em 2012, REAL THAW, EATT, TRIDENT JUNCTURE, tendo-se concretizado pelo menos um evento por ano.
Devido à competência dos militares envolvidos, à sua capacidade de organização, ao espaço aéreo disponível, à meteorologia, mas acima de tudo, ao tipo de treino proporcionado (conceito), único na europa, a EDA tem vindo a demonstrar interesse, que a FA organize não só mais exercícios, mas como também realize outro tipo de eventos onde se privilegie formação avançada às tripulações.


NOTA ÀS REDAÇÕES: Para qualquer esclarecimento ou agendamento de reportagem pode ser contactado o Oficial de Relações Públicas designado para o efeito:
Capitão Nuno Paixão, Telemóvel 911 845 741 ou nfpaixao@emfa.pt.

Fonte: Nota do EMFA aos OCS.
Fotografia: Força Aérea Portuguesa

segunda-feira, 13 de junho de 2016

PETIÇÃO PELA FORÇA AÉREA NO COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS [M1842 - 22/2016]

Até meados dos anos 90 e antes de se transformar o combate aos incêndios num negócio, era a Força Aérea que operava os meios aéreos em Portugal, como este C-130 equipado com kit MAFFS

Na passada quinta-feira 9 de Junho de 2016, foi noticiada por vários órgãos de comunicação social, a recusa do Ministério da Administração Interna, em entregar à Força Aérea, a gestão e operação dos meios aéreos de combate a incêndios, bem como os de emergência médica.

A notícia foi profusamente partilhada e criticada nas redes sociais, por tão obviamente absurda decisão.
Apesar da centralização de meios aéreos na Força Aérea representar vantagens claras para todas as partes envolvidas, bem como para o erário público, e em última análise para a população portuguesa, a senhora ministra da Administração Interna assim não quis. Optou por manter o actual estado de coisas, com várias entidades, várias frotas, cada uma no seu "quintal" e custos acumulados para todas. As verdadeiras razões da decisão ficam à especulação de cada um.

Espanha, EUA, Grécia, Croácia, Marrocos, são exemplos de países onde os meios aéreos de combate a incêndios são operados pela Força Aérea local. Em Portugal todos os anos é necessário contratá-los, dentro ou fora do país, como este Canadair espanhol aqui captado na barragem da Aguieira

Está entretanto a decorrer uma petição online, que conta já mais de 8000 assinaturas para entregar na Assembleia da República, e que visa, precisamente, a reatribuição à Força Aérea, das competências e dos meios, para o combate aos incêndios florestais. Foi iniciada e promovida por um  cidadão, que não tem, tanto quanto se saiba, qualquer conotação ou ligação política (e mesmo que tivesse), limitando-se a exercer os seus (nossos) direitos de cidadania.

Para quem se sente indignado com os constantes assaltos ao seus bolsos e à sua inteligência, por parte do poder político, tem aqui uma oportunidade de poder fazer alguma coisa, assinando e promovendo a petição. Porque queixar-se nas redes sociais e deixar tudo seguir o seu caminho, normalmente não chega.

Petição pública: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=P2013N70630

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
>