sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

O "21" - 2

A-7P 15521 no taxiway

Bom, no que toca ainda a "números" e quando falo com "A-7Ólicos", sou conhecido pelo "21" (de 15521).
Mais uma vez, na primeira visita a Monte Real para o trabalho sobre o A-7P (publicado na Mais Alto nº 321), o 15521 acabava de aterrar quando estava a fotografar junto ao taxiway, na zona da Esquadra 304 - Magníficos, onde hoje está a Esquadra 301 - Jaguares.
Aos comandos desse aparelho estava, se não me engano, o Ten Pilav José Santos.
Para não variar, entre a tremideira, o barulho do A-7P e a emoção daquele lugar, não mais "larguei" o 15521.
E mais feliz fiquei quando quase três anos mais tarde vi que o "meu" 15521 foi o último dos A-7P a rasgar os céus e um dos que permanece hoje vivo e eternizado em Monte Real!

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

O "04"

F-16A 15104 a rolar para uma missão em Monte Real - Foto:(c) Paulo Mata
-
Talvez alguns dos leitores deste blog se tenham já interrogado acerca do "04" na minha assinatura. É chegada a altura de o explicar.
Nada de especial...
Na minha primeira incursão a Monte Real para realizar o trabalho de reportagem dos 10 anos do F-16 em Portugal e na Esquadra 201 - Falcões - (publicado na Mais Alto nº350 e na Avion Revue de Fev2005) - algures em Junho de 2000, ainda nos velhinhos shelter´s da Alfa 1, estavam estacionados vários F-16, entre eles o 15104 e o 15119 que, naquela tarde, haveriam de descolar rumo ao centro da Europa para representar a FAP num evento aeronáutico.
Foi o primeiro avião que fotografei, juntamente com o meu amigo e fotógrafo Paulo "Wildething 07" Mata, para aquele trabalho.
No "caldeirão" das emoções de estar ali, junto das máquinas, a partir daquele dia e por razões cuja explicação não é de nenhum domínio racional, o 15104 haveria de se tornar o "meu" F16!
Bem sei que isto é de "loucos", mas as coisas são o que são.
E mais vaidoso fiquei quando soube que o 15104 será, muito provavelmente, o primeiro dos OCU's a tornar-se MLU!

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

O VÔO

F-16BM - 15138

Este é um blog de autor, com alguns colaboradores, mas onde, para além de histórias de e com aviões, surge, de quando em quando, opinião livre e responsável.
Ora isto vem a propósito de uma reportagem na revista "Take Off", realizada pelo Luís Neves, que teve a oportunidade histórica de efectuar um vôo num F-16 MLU da Esquadra 301. Endereço-lhe, desde já, os meus parabéns pelo facto!
Comprei a revista, li a reportegem e vi as fotografias e um certo "espanto" apoderou-se de mim.
Em face da oportunidade rara e única que foi concedida ao Luís Neves, considero que a reportagem frustra as expectativas e peca por uma pobreza que espanta, (já o disse) tanto a nível de texto como de imagem e nesta o Luís Neves tem já alguns créditos firmados...
Portanto, não pertenço ao coro "mais ou menos masturbatório" que se gerou entre alguns aficcionados e, perante o que acabo de escrever, afirmo, sem dor de corno alguma (ainda que muitas vozes me acusem de a ter e para as quais apenas concedo indiferença...) que, tivesse eu tido a oportunidade de voar num F-16, nem me interessa se fosse ou não MLU e garanto que seria o trabalho da minha vida e faria dele, no que respeita à sua parte escrita, uma coisa que eu e os que me lessem se pudessem orgulhar de ter e ler.
Este desabafo é sincero e livre de hipocrisia e vai por mim assinado.

António "Sniper 04" Luís

sábado, 13 de janeiro de 2007

SEMPRE O A-7P -II


Partilho com os leitores deste blog, esta fotografia de uma parelha de A-7P a descolar de Monte Real, algures em Junho de 1996.
A descolagem do A-7P, para mim, era um momento de grande intensidade e emoção e, por mais anos que viva, é algo que não se apagará da minha memória.
Admito que hoje o Viper me encha as medidas, mas o "velho" Corsair II tinha uma presença que enchia o céu...
...Dá-me a ideia que se o céu falasse, era bem capaz de dizer que sente saudades do A-7P!

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

PERFORMANCE F16

Crédito da foto: aqui

Bem sei que me falta ver a exibição de performance de um F-16 pilotado por um piloto da FAP, mas Holandeses e Belgas, sem desprimor para dinamarqueses e noruegueses, são "barra" nisso.
Recordo uma potente exibição de performance, salvo erro no NTM96 em Beja, feita por um F16 Belga que, a espaços, me/nos deixava de respiração suspensa.
Espero que um dia a Força Aérea nos surpreenda com uma exibição de performance em F16.
Seria um brinde para todos os que seguem a operção do "Viper" em Portugal e uma homenagem mais do que justa ao malogrado Cap Pilav Jorge Moura!

sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

PÁSSARO DE FERRO - MLU (Actualização)

Acaba de fazer o primeiro vôo de teste o "Pássaro de Ferro MLU".
O piloto testou as capacidades do aparelho e encontra-se em debriefing da missão.
Fontes bem informadas asseguram que o vôo decorreu bem, pese embora tenha havido uma ou outra falha que será certamente resolvida.
Por esse motivo, o "Pássaro de Ferro MLU" ainda está em fase de testes, mas espera-se que a curto prazo se apresente já no padrão máximo de operacionalidade.

PÁSSARO DE FERRO EM MLU

Foto: Jorge Ruivo (alterada)


Caros leitores!
O "Pássaro de Ferro" vai entrar em processo MLU, ou seja, vai passar por um processo de modernização, resultante do novo "Blogger Beta".
Espero, com este upgrade, melhorar o seu visual. Relativamente aos conteúdos, podem contar com o meu melhor esforço no sentido de o manter nas melhores condições de operacionalidade e em excelentes condições de vôo.
Até breve!

quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

ZANGÕES E PUMA

AL-III "Zangão" - (c) A. Luís


Recebi ontem a revista "Mais Alto", que assino há 17 anos, e nela encontrei um excelente recheio, de que destaco uma estupenda reportagem sobre o "Exercício Zangão 2006" que decorreu em Mirandela!
O artigo em causa, escrito por um militar da esquadra dos AL-III, é muito bom e reporta-nos para a realidade da missão deste helicóptero e para a importante missão que ele e os que o operam, desempenham.
Na mesma revista, uma palavra também para a despedida dos "Puma" e para tudo o que este magnífico helicóptero representou na nossa história e na história de muitas pessoas neste país e fora dele, sobretudo em missões de salvamento.
"Para que outros vivam!"
Para que estes dois hélis nunca sejam esquecidos!

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
>